Lista de Selecionadas para o curso de empreendedorismo do Projeto LAB Acelera
As inscrições para o LAB Acelera estão encerradas! Confira as selecionadas que irão fazer parte deste projeto.

Lista de Selecionadas para o Projeto LAB Acelera: Programa de Aceleração Social das Barras
O Instituto Toré, em parceria com a Fundação Grupo Volkswagen, tem o prazer de anunciar as 20 mulheres selecionadas para participar do "LAB Acelera: Programa de Aceleração Social das Barras". Esse projeto inovador busca promover o desenvolvimento comunitário na Região das Barras, em Resende/RJ, por meio de capacitação em empreendedorismo e suporte técnico para associações locais.
Lista de Selecionadas:
Parabéns às mulheres que foram selecionadas, dentre as 137 inscrições, para essa jornada de transformação! Confira a lista abaixo:
- Adriana Reis de Almeida
- Alessandra Da Silva Castro
- Alessandra de Araújo Souza
- Ana Cláudia Moraes Moreira
- Anna Clara Coutinho dos Santos Pires
- Camila Aparecida Lourenço Ribeiro
- Evelyn Iasmim Nunes dos Santos
- Gina Paula Nogueira
- Maria Clara Alves da Silva Gonçalves Pereira
- Paloma Oliveira de Jesus
- Pamela Ribeiro Ventura
- Renata de Jesus Valeriano
- Roselene da Silva Mello
- Rosiane Gonçalves Moreira
- Ruhama Therezinha Dias
- Samara Francisco da Silva
- Sharla Cristiane De Oliveira
- Sulamita Silva Gonzaga
- Vanessa Sabino da Silva
- Vilma Aparecida de Carvalho Leite
A escolha das selecionadas foi realizada a partir dos critérios públicos e pontuação das selecionadas, conforme edital.
Aulas e atividades
As participantes terão encontros regulares duas vezes por semana, sempre às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h, no SENAI Resende. Durante as aulas, serão abordados temas como gestão de negócios, captação de recursos e desenvolvimento de redes de apoio. Atividades extras também poderão ser realizadas e serão previamente comunicadas às participantes.
Oportunidade de transformação
Estamos entusiasmados em acompanhar o desenvolvimento dessas mulheres e apoiá-las na construção de uma trajetória de sucesso. Com o LAB Acelera, queremos não só transformar a vida das participantes, mas também fortalecer as redes comunitárias e gerar um impacto positivo em toda a Região das Barras.
Agradecemos a todas que participaram do processo seletivo e reforçamos o nosso compromisso de continuar promovendo iniciativas que gerem inclusão e desenvolvimento social.
Algumas informações sobre o perfil do público inscrito:
Renda familiar
Segundo a FGV IBRE (Instituto Brasileiro de Economia), são consideradas na linha da pobreza pessoas que possuem rendimento domiciliar per capita (por pessoa) abaixo de R$667 reais mensais. Na extrema pobreza, aquelas que vivem com menos de R$209 reais mensais.
Dentre o público inscrito, tivemos aproximadamente 60% de mulheres na linha da pobreza, o que confirma o cenário de pobreza da Região das Barras. Nesse contexto, fica evidente a necessidade de políticas públicas locais capazes de promover a mobilidade social dessas famílias e contribuir para a erradicação da pobreza.

Cuidado direto
Uma das informações levantadas foi o número de mulheres responsáveis pelo cuidado direto de alguém, onde identificamos que aproximadamente 77% são responsáveis pelo cuidado direto de alguém, e tivemos cerca de 90 crianças menores de 16 anos
mapeadas.

Pessoas com deficiência
Dentre as pessoas que afirmaram serem responsáveis pelo cuidado direto de alguém,
17,5% cuidam de pessoas com deficiência.

Comunidade LGBTQIAPN+
Do público inscrito, aproximadamente
9% se identifica como uma pessoa LGBTQIAPN+, além de uma pessoa que afirmou não saber o significado da sigla. Essas informações demonstram a necessidade de realizar ações para conscientização de direitos e fortalecimento da rede de proteção das pessoas LGBTQIAPN+ na Região das Barras.

Experiência em empreendedorismo
Aproximadamente
57% afirma desenvolver atividade autônoma para gerar renda extra. Esse é um dado que confirma a importância de transmitir conhecimento para fortalecer as capacidades empreendedoras e promover a sustentabilidade dos negócios desenvolvidos na Região das Barras.

As informações apresentadas destacam a relevância do Programa de Aceleração Social - LAB Acelera, que tem como foco desenvolver capacidades empreendedoras para criar um ambiente propício para o desenvolvimento comunitário da Região das Barras. Ao fortalecer essas capacidades, o Instituto Toré contribui para promover a inclusão social e econômica dessas famílias, além de contribuir significativamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.
Colaboramos com a mobilidade social, a promoção da igualdade de gênero e a melhoria da qualidade de vida, alinhados com as metas globais de desenvolvimento sustentável e proporcionando um impacto positivo nas comunidades mais necessitadas da nossa região.

